Translate

sábado, 20 de maio de 2017

UMA CITAÇÃO...

Justiça e vingança

“A justiça é a vingança do homem em sociedade, como a vingança é a justiça do homem em estado selvagem.”

-------------------------
AUTOR: Epicuro
-------------------------
COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
Epicuro nasceu em 341 a. C., na ilha de Samus, Grécia, e faleceu em 271 a. C., em Atenas, capital grega. Foi fundador do Epicurismo, filosofia baseada na identificação do bem soberano, como prazer, e na teoria atomista, na qual acreditava que o átomo era o elemento formador de todas as coisas.
Estudou filosofia, tendo como mestre Pânfilo, discípulo de Platão, mas discordava de suas ideias, fazendo oposição à Academia de Platão e ao Liceu de Aristóteles. Estudou em Téos, onde teve contato com a teoria atomista de Nausífanes de Téos, discípulo de Demócrito de Abdera.
Reformulou a teoria atomista e fundou sua própria escola, chamada “Jardim”, onde preconizava um bom relacionamento entre mestres e discípulos. Via o prazer sob dois aspectos: o passageiro, encontrado na alegria e na felicidade e o estável, que seria a total ausência da dor.
Para ele, a vida pode ser resumido como sendo uma tragédia. Nós não somos filhos de Deus, vivemos e morremos por acaso e, depois da morte, não há vida. Dizia que era dever do homem tornar a vida presente na melhor possível. (Fonte: https://pensador.uol.com.br/autor/epicuro/biografia/).
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário