Translate

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

UMA CITAÇÃO...

Alegrias e prazeres...

"Nenhum caminho é mais errado para a felicidade do que a vida no grande mundo, às fartas e em festanças, pois, quando tentamos transformar a nossa miserável existência numa sucessão de alegrias, gozos e prazeres, não conseguimos evitar a desilusão; muito menos o seu acompanhamento obrigatório, que são as mentiras recíprocas."

-------------------------------------
AUTOR: Arthur Schopenhauer
-------------------------------------
COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
A citação acima não tem por objetivo fazer uma crítica direta ao Carnaval; em absoluto! Sem dúvida nenhuma é uma festa popular tradicional, que faz com que todos os anos as pessoas busquem por diversão num "fim de semana prolongado". A postagem tem a intenção de convidar a uma reflexão sobre (até pode soar estranho) as "alegrias" contidas em algumas imposições sociais. As verdadeiras alegrias, assim como as tristezas, não têm data e hora marcadas e, quando elas acontecem, é preciso buscar o equilíbrio necessário para lidar com aquilo que apresenta como sendo "bom" e com as eventuais aversidades. A convivência social costuma tornar artificiais até mesmo aquilo se convencionou chamar de "momentos felizes".
A citação é do filósofo alemão Schopenhauer, conhecido por ser um pessimista e, talvez por isso, analisava a sociedade por um viés negativo, mas, em que pese essa particularidade, não menos realista que os demais.
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário